Sem comentários

Aprendendo a dizer NÃO

por Joel Comiskey
Tenho a certeza de que aprender a dizer não é um dos mais importantes princípios na igreja em células. Existem um milhão de coisas boas que virão batendo – até esmurrando – a porta da sua igreja. Estes são os programas bem intencionados de pessoas bem intencionadas, mas eles certamente desacelerarão o seu ministério de células. Não é uma palavra abençoada na igreja em células. Se você não aprender a dizer não, seu sistema vai estribuchar.
Quantas vezes eu ouvi: “Este programa vai fortalecer nosso ministério de células formando líderes melhores…”. Tome cuidado com este tipo de argumento. De certa forma, cada programa no mercado pode trazer algum benefício ao líder de célula a longo prazo. Mas no decorrer, este programa acabará por afastá-lo do seu objetivo principal. Eles requerem muito tempo extra e normalmente apenas beneficiam indiretamente ao líder de célula.
Não crie programas esperando que eles beneficiarão de certa forma o ministério de célula a longo prazo. Billy Hornsbee escreveu: “Existem muitas ideias que queremos vincular às células para ajudá-las a terem sucesso. Essas atribuições são simplesmente desnecessárias. Na verdade, elas acabarão sobrecarregando tanto as células que eles se tornarão um fator “sobrecarga” que matarão os grupos de célula um a um junto com a liderança” (série Segurando a Colheita). Reconhecidamente, após a filosofia do ministério de células ter sido completamente formulada como revestimento da igreja, outros ministérios podem ser criados, mas esses novos ministérios não podem ser vistos como competitivos porque todos do grupo entendem ondem eles se encaixam e todos aqueles que participam estão envolvidos nas células.
Mas a maioria das igrejas estão muito acostumadas ao tradicional, tipo de ministério que você deve aprender a dizer não. Isto é particularmente verdade nos estágios iniciais – antes o ministério da igreja em célula é um modo de vida. Neste estágio inicial, você deve ser excessivamente cuidadoso com a adição de novos programas. É como plantar um novo jardim. Você deve dar às sementes a oportunidade de crescer enraizando-se na grama, que pode destruir o novo crescimento. Você deve regar e fornecer suficiente luz solar. Quando você implanta a filosofia de igreja em célula, você protege sua nova filosofia dos programas e atividades competitivas do nível do mato da igreja. Para muitas igrejas, transicionar para o estilo de vida de células é sensato fixar uma moratória sobre novos programas por um certo período de tempo. Diga as pessoas que você precisa estabelecer a filosofia da célula como um meio de vida na igreja.

Gostou? Envie o seu comentário