Benefícios da Honra

“Dêem a cada um o que lhe é devido: se imposto, imposto; se tributo, tributo; se temor, temor; se honra, honra. Não devam nada a ninguém, a não ser o amor de uns pelos outros, pois aquele que ama seu próximo tem cumprido a Lei”.  Rm. 13:7-8.

Quando falamos de honra, fidelidade e gratidão, referimos a princípios que devem nortear nossa vida em todos os sentidos, pois honra em sua essência é uma palavra que está ligada a consideração, respeito em primeiro lugar ao Senhor nosso DEUS e depois as autoridades que o Senhor colocou sobre a nossa vida em todas às áreas. Quando trazemos em nossa vida o sentido da honra, fidelidade e gratidão temos uma importante porta de bênçãos aberta no mundo espiritual.

Honra, fidelidade e gratidão são princípios que quando praticamos e vivemos vamos agradar o coração de DEUS e receberemos a recompensa que vem do Senhor em todas ás áreas de nossa vida, isto é familiar, ministerial, emocional, financeira, social e material em tudo.

Honra é um princípio de comportamento do ser humano, que age em valores de um caráter verdadeiro, está ligada ao bom caráter de uma pessoa, pois expressa virtudes e valores de bondade, honestidade, dignidade, verdade, nobreza de espírito e retidão em todos os sentidos.

Fidelidade é a qualidade de quem é fiel, quem tem compromisso com aquilo que assume, a qualidade de quem tem uma aliança com outra pessoa, e não rompe essa aliança de forma alguma, Fidelidade está ligado ao ato de confiança, de honestidade e da verdade.

Gratidão é um sentimento de reconhecimento, uma emoção por saber que uma pessoa fez algo para beneficiar outra pessoa, e a pessoa beneficiada torna-se grata a pessoa que a beneficiou. A gratidão é uma espécie de dívida em um sentido mais profundo, ou seja, um reconhecimento dos benefícios recebidos.

A rota, ou seja, o caminho da honra, fidelidade e gratidão é feita de um reconhecimento profundo, vindo da alma e do coração, para com a pessoa ou as pessoas que levou, ou levaram outras pessoas a serem beneficiadas em áreas especificas da vida.

Quando compreendemos o devido valor da honra, da fidelidade e da gratidão, além de sermos abençoados, somos também qualificados para receber de DEUS o impossível, isto é, honrar quem o Senhor tem colocado como autoridade sobre a nossa vida, quer na vida espiritual, social, material e emocional, quando assim fazemos estamos plantando o êxito e recebemos prosperidade, além do crescimento espiritual.

Quebrar o princípio da honra é criar uma imensa barreira em diversas áreas de nossa vida; muitos dos problemas que vivemos ou enfrentamos principalmente na família é porque quebramos o princípio da honra com as autoridades que DEUS colocou sobre a nossa vida.

Toda autoridade sobre nós, quer espiritual, quer política, quer em nossa vida secular (trabalho, escola etc), é um tratamento de DEUS para nosso crescimento, e honrar tal ou tais autoridade agrada o coração de DEUS, levando o Senhor a derramar as bênçãos advindas para a nossa vida.

Quebrar o princípio da fidelidade com as autoridades constituídas por DEUS sobre nossa vida, nos leva a deixar de receber as promessas de prosperidade e crescimento material, pois a fidelidade traz a prosperidade financeira, a prosperidade familiar, as bênçãos emocionais conduzindo o fiel ao progresso e sucesso desejado e esperado.

Quebrar o princípio da gratidão é algo devastador, pois abre um portal de sofrimentos na vida da pessoa ingrata, a ingratidão produz separação, afastamento, desordem, quebra a harmonia familiar, mata o respeito entre as pessoas e traz uma espécie de maldição, fomenta a falsidade e a mentira.

A gratidão traz renovação, respeito e leva a pessoa grata a lugares de bênçãos, dando harmonia e paz em todos os sentidos.

DEUS sempre através de todas as ferramentas possíveis está nos ensinando o valor da honra, da fidelidade, da gratidão e os seus benefícios: – “De madrugada partiram para o deserto de Tecoa. Quando estavam saindo, Josafá lhes disse: “Escutem-me, Judá e povo de Jerusalém! Tenham fé (Creiam) no Senhor, o seu Deus, e vocês serão sustentados; tenham fé e creiam nos profetas do Senhor, e terão a vitória”. – 2 Cr.20.20.

Este texto declara que quem honra e dá ouvidos aos seus profetas prosperará, dar ouvidos é sobretudo obedecer e honrar, a prosperidade que todos nós esperamos para nossa vida, isto é, na família, no ministério, no trabalho, sentimental, social, espiritual e financeira  é quando honramos a voz de nossos profetas, quando compreendemos que fidelidade é uma verdade de nossa alma e de nossas atitudes e gratidão é nosso sempre reconhecimento de quem o Senhor nosso DEUS usou e tem usado para nos colocar no lugar e na posição que estamos.

É importante notar que filhos que honram, que são fiéis e são gratos aos pais jamais vão andar fora da rota de bênçãos e vitórias que DEUS traçou para suas vidas.

Quando honramos os lideres que o Senhor colocou sobre nossa vida, somos levados pelo Espírito Santo a um estado de alegria imensa vinda de nossa alma, que atrai a presença e a proteção divina sobre a nossa vida, pois a presença de DEUS é um escudo que nos protege e nos livra de toda e qualquer armadilha ou artimanha do diabo.

A honra que praticamos com toda verdade e sinceridade de nossa alma, a fidelidade que devotamos ao Senhor a Sua Palavra e as autoridades sobre nós constituídas e a gratidão que devotamos ao Senhor e as pessoas que Ele usou para nos beneficiar nos leva a receber de DEUS unção para crescer em todos os níveis, pois quem pratica o princípio da honra, da fidelidade e da gratidão, ao Senhor DEUS, aos seus pais físicos e espirituais, as autoridades recebem a unção da recompensa de DEUS em todas as áreas de suas vidas.

Precisamos entender que é muito fácil honrar as pessoas com palavras, mas a honra é provada com atitudes. É muito fácil dizer que é fiel, mas fidelidade é expressada nos atos que praticamos e vivemos com relação a DEUS, a Sua Palavra e as pessoas que são autoridades sobre nossa vida. É mais fácil ainda dizer que é grato a DEUS ou a alguém, mas gratidão é um reconhecimento constante não somente em palavras, mas um ato de sinceridade vivida em todos os momentos e diante de todas as situações.

Nos dias em que estamos vivendo tornou-se comum a desonra, a infidelidade e a ingratidão, mas o Senhor nosso DEUS está nos levando a reverter esse quadro, honrar, ser fiel e ser grato não uma tradição; mas um estatuto perpetuo de DEUS que abre os portais dos céus sobre nossa vida com bênçãos sem medidas em nome de JESUS.

Amém!

Ganha, Consolidar, Treinar e Enviar.

 

Quem Ama Ganha, Quem Ganha Cuida

Gostou? Envie o seu comentário