Condições Para O Pecado – 1 Jo. 6-10

“Se afirmarmos que temos comunhão com Deus, mas andamos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade. Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado. Se afirmarmos que estamos sem pecado, enganamos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça. Se afirmarmos que não temos cometido pecado, fazemos de Deus um mentiroso, e a sua palavra não está em nós”.

Muitas vezes pregamos e falamos sobre o pecado, para isto precisamos entender que assim como um contrato que impõe suas condições e quando é quebrado, a pessoa perde os direitos estabelecidos, o pecado condiciona a vida de uma pessoa levando a mesma a perder todas as bênçãos adquiridas em sua vida com CRISTO e em certos casos leva a pessoa a perder até a sua própria salvação, pois a pessoa fica tão cega espiritualmente perdendo o TEMOR A DEUS e acha que tudo é normal.

O diabo é como um vendedor astuto e esperto, que oferece a tentação no tocante aquilo que uma pessoa lhe dá a brecha para agir, e assim ele oferece o pecado como algo que não vai causar aparentemente mal nenhum, ou seja, tenta iludir, sem mostrar as consequências para quem lhe dá brecha, mas depois de tudo as consequências são desastrosas, causando sofrimentos e dores, abrindo muitas vezes feridas que jamais cicatrizarão.

Precisamos entender que muitas vezes por causa de um pequeno erro, um pequeno deslize muitas pessoas caem em pecado e assim, vão sendo envolvidas pelo diabo de tal maneira, como se estivessem presos em uma teia tão forte que muitas vezes não conseguem sair, e assim são levados constantemente ao erro, dando desculpas, mas conscientes que estão se afundando cada vez mais, ficam tão presos na teia do diabo que não sabem nem pedir ajuda.

Diante de tudo isto precisamos entender sobre condições que pode nos levar ao pecado, tais como:

“se dissermos que mantemos comunhão com Deus e andarmos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade” – 1Jo. 1.6.

A primeira condição imposta pelo pecado é a quebra de comunhão com DEUS. Tudo começa assim, ou seja, quando caímos no engano do diabo e pecamos, muitas vezes mesmo estando na igreja, sendo pastores, lideres ou membros perdemos nossa comunhão com DEUS, e é, uma das piores consequências do pecado, pois trazem danos maiores ainda, pois a Palavra de DEUS nos diz assim: – “Um abismo chama outro abismo”. – Sl. 42.7.

“se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros e o sangue de Jesus, seu Filho nos purifica de todo pecado”. – 1 Jo.1.7.        

A segunda condição imposta pelo pecado é que a pessoa passa andar nas trevas; ficando totalmente cega com relação as suas atitudes e com relação a sua vida espiritual, emocional, social e moral.

O pecado cega a pessoa de tal maneira que a mesma não consegue ver seus erros e as conseqüências que eles podem trazer em sua vida e entre as pessoas de seu convívio.

O pecado leva a pessoa a andar nas trevas achando que ainda está na luz.

“se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos e a verdade não está em nós” – 1Jo. 1.8. 

A terceira condição imposta pelo pecado é deixar ser engando. – Precisamos ter muito cuidado com a serpente, pois quando a serpente fala e damos ouvidos a ela somos enganados, assim como ela fez com Eva no paraíso, continua até hoje engando a muitos, principalmente aqueles que se dizem seguros e inatingíveis.

Muitas vezes quando uma pessoa se engana com o pecado vai continuar se enganando em não reconhecer seus erros e os males que está causando a si mesmo e a todos que fazem parte de sua vida.  – “Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao Diabo, e ele fugirá de vocês”. – Tg. 4.7.

“se confessarmos os nossos pecados, Ele e fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça”. – 1Jo. 1.9. 

A quarta condição imposta pelo pecado é a pessoa não confessar reconhecendo está em pecado e ter praticado o pecado, ou está vivendo e praticando o pecado.

O inimigo tenta a pessoa com vários artifícios e astucia para que a mesma não confesse seus pecados para DEUS, porque ele sabe se a pessoa fizer isso com arrependimento e sinceridade de sua alma será perdoado.

O orgulho no coração humano endurece o entendimento para que a pessoa não reconheça os seus erros e abandone o pecado. – “O que confessa seus pecados e deixa de pratica-los alcança misericórdia”. – Pv. 28.13.

“se dissermos que não temos cometido pecado, fazemo-lo mentiroso e a sua palavra não está em nós”. – 1Jo. 1.10. 

A quinta condição imposta pelo pecado é falar mentiras. – Por sua natureza o inimigo de nossas almas é mentiroso, ele é o pai da mentira, então quem mente tornar-se um filho do diabo. A mentira tem o efeito devastador na vida de uma pessoa, pois leva a mesma a distanciar de DEUS, saindo assim da área de proteção espiritual.

A mentira surrupia a verdade, para que a pessoa não possa confessar seus erros, isto leva a pessoa a um estado espiritual, moral e emocional pior do que estava antes, pois a mesma é levada tanto pela mentira, que chega a acreditar que mesma é uma verdade.

“Meus filhinhos, escrevo-lhes estas coisas para que vocês não pequem. Se, porém, alguém pecar, temos um intercessor junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo”. – 1Jo. 2.1.

A sexta condição imposta pelo pecado é não se desculpar. – Precisamos entender que o inimigo é o acusador de nossas vidas, e não quer venhamos a desculpar de nossos erros e confessar arrependidos os nossos pecados. Se não abrirmos o nosso coração com sinceridade de nossa alma e buscarmos de DEUS o perdão, vamos ficar sem nenhuma defesa, diante do juízo de DEUS.

Quando nos arrependemos e reconhecemos os nossos erros e pecados, certo é que temos um Advogado para nos defender diante de DEUS, o nosso Senhor e salvador JESUS CRISTO.

“Ora, sabemos que o temos conhecido por isto: se guardamos os seus mandamentos” – 1Jo. 2.3.

A sétima condição imposta pelo pecado e continuar na desobediência. O que o diabo mais quer na vida de um pecador é que o mesmo continue em desobediência a DEUS e a Sua Palavra, pois em desobediência a pessoa vai cada vez mais se atolar no pecado, dando justificativas e desculpas para o mesmo e até acreditando que não irá acontecer nenhum consequência, indo assim até mesmo chegar a morte espiritual perdendo todo temor a DEUS e a Sua Palavra.

Na obediência está a vitória contra o pecado.

Precisamos entender quem vive em pecado é escravo do pecado e faz a vontade do diabo, que é o pai do pecado. Mas DEUS enviou JESUS para nos libertar do pecado. Então precisamos não dá brechas para o pecado e procurar viver uma vida de profunda intimidade com DEUS, na graça de JESUS e na direção e dependência total do Espírito Santo

Amém!

Autor – Pr. Welfani Nicolosco Rodrigues

Gostou? Envie o seu comentário