Inveja sabotadora e a inveja na formação da personalidade

“O coração em paz dá vida ao corpo, mas a inveja apodrece os ossos.” Pv. 14.30

A inveja é uma atitude errada, que leva a comportamentos pecaminosos, e age na alma da pessoa, levando a mesma a perder o foco em gerenciar as suas emoções. Quem tem inveja não tem domínio em áreas cruciais de suas emoções, pois não consegue se alegrar e não tem paz consigo mesma.
A gestão da emoção visa, minimizar ou até eliminar a “inveja sabotadora”, e nos leva a expandir e encorajar a “visão espelho do desejo”, para isto precisamos entender que a visão espelho do desejo é definida como aquilo que uma pessoa não tem mas gostaria de ter, ou seja, aquele que deseja crer que tem capacidade de conquistar, e assim, se espelha naquilo que já conquistou encorajando assim o seu potencial de conquista dentro  si mesmo.

A inveja sabotadora é definida como aquilo que alguém não tem mais ambiciona ter, e aquele que que deseja crer que não tem capacidade para conquistar o que deseja e procura sabotar quem já conquistou. A visão do espelho promove o desejo e o desenvolvimento da vida familiar, de nosso ministério, de nosso crescimento em todos os sentidos. A inveja sabotadora destrói sonhos, mata relacionamentos, causa individualismo, tira o foco da capacidade de vencer.

A visão do espelho de nós mesmos, portanto, é saudável e fundamental para no processo de aprendizado de nossa vida, e nos leva a observar as batalhas de nossa própria vida e nos dá as ferramentas de como vencê-las, passamos ter a visão da superação, para vence nossos próprios conflitos e chegar ao realizar de nossos sonhos.
A visão do espelho de nós mesmos é nutrida pela admiração que os filhos sentem por seus pais, os discípulos por seus mestres, visando aprender cada vem mais e aplicar o que se aprende ao dia a dia de sua própria vida. A inveja sabotadora, ao contrário, é predadora, destrutiva e asfixiante e leva o ser humano a ter asco, raiva, ciúme do sucesso do outro. É nociva em todos os sentidos e só causa sofrimentos e dores.
A inveja sabotadora liberta os fantasmas que estão cravados nos porões de nossa alma e emoções, expandindo o complexo de inferioridade, aflorando as magoas do passado e do presente, reaviva as frustrações escondidas em nosso inconsciente e nos leva ao sentimento de incapacidade. E faz seu portador a ser predador da pessoa ou dos fatos invejados.

A inveja sabotadora distorce a interpretação da realidade, compromete a racionalidade, contamina a generosidade e tira o foco do gerenciar nossas emoções. Essa é a razão da gestão das emoções, pois se voltarmos para dentro de nós mesmos, e mergulharmos no mundo de nossos pensamentos vamos ter o conhecimento pratico e espiritual que a verdade uma marca de nosso viver em todos os sentidos.

“E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará.” – Jo. 8.32.

Promotores da inveja sabotadora

Às vezes em nosso meio deixamos de sermos inspiradores de nossos discípulos e membros, isto pode provocar a inveja sabotadora, pois deixamos de ser modelos para serem seguidos e assim fomentamos a inveja sabotadora entre os nossos liderados.

É preponderante na gestão da emoção a vigilância dos estímulos externos que recebemos a todos os instantes, e às vezes inadvertidamente aprisionamos em nosso EU, isto pode causar a sabotagem de nossa capacidade de raciocínio daquilo que podemos passar ou transmitir como verdade para nossos liderados.

A gestão da emoção quando se trata da inveja sabotadora e do espelho de nós mesmos precisamos entender de que modo gostamos de viver, se vamos ser eternos conformistas com as situações ao nosso redor e seguir no caminho de deixar as coisas acontecerem de pronto ou vamos buscar viver a vida de vencedores e sendo inspiração para nossos liderados.

A gestão da emoção não apenas promove o desempenho de nossa habilidade de ser e de fazer, mas também atua como regulador da inveja sabotadora e promover o espelho da verdade de nós mesmos e nos leva a sermos modelos a serem seguidos pelos nossos liderados em todos os sentidos. Amém!


2018 – O ANO DO RENOVO

CATEDRAL DA ALIANÇA

Rua. Hivio Naliato – 774 – Samambaia – Petrópolis – RJ

Gostou? Envie o seu comentário