O Segredo para Um Ministério de Sucesso – Alvos e Metas

OSegredo do Crescimento Alvos e Metas. – Fp.3.12-20.

       “Não que eu já tenha obtido tudo isso ou tenha sido aperfeiçoado, mas prossigo para alcançá-lo, pois para isso também fui alcançado por Cristo Jesus. Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus. Todos nós que alcançamos a maturidade devemos ver as coisas dessa forma, e, se em algum aspecto vocês pensam de modo diferente, isso também Deus lhes esclarecerá. Tão somente vivamos de acordo com o que já alcançamos.  Irmãos, sigam unidos o meu exemplo e observem os que vivem de acordo com o padrão que lhes apresentamos. Pois, como já lhes disse repetidas vezes, e agora repito com lágrimas, há muitos que vivem como inimigos da cruz de Cristo. O destino deles é a perdição, o seu deus é o estômago e eles têm orgulho do que é vergonhoso; só pensam nas coisas terrenas. A nossa cidadania, porém, está nos céus, de onde esperamos ansiosamente o Salvador, o Senhor Jesus Cristo”. 

Queremos tratar de um assunto importante para nosso crescimento em todas as áreas de nossa vida vamos falar de alvos e metas.
 Primeiro precisamos entender que alvo, ou seja, alvo é objetivo que pretendemos alcançar e nos move para agirmos no caminho de uma decisão. Alvos e metas são diferentes entre si, pois o alvo é a descrição daquilo que pretendemos alcançar, meta é definição em termos de tempo e qualidade e quantidade daquilo que pretendemos alcançar.
 As metas servem para direcionar o alvo, como um caminho a ser seguido 
Precisamos entender que com relação ao crescimento da igreja e até mesmo nosso crescimento ministerial muitas vezes não temos dado a devida importância ao nosso chamado por DEUS, pois vivemos de um modo medíocre, ou seja, estamos apenas na média, mas fomos chamados por DEUS em CRISTO JESUS para algo grande e inovador, mas isto não tem acontecido.

 A razão até então é simples, temos esquecido de valorizar o que recebemos de DEUS.
Aqui cabe parafrasearmos a parábola dos talentos, ou seja, cada um ganhou os talentos segundo a sua capacidade de negociar, nós também recebemos um ministério segundo a nossa capacidade, diante disso, DEUS não espera que fiquemos na média precisamos negociar e dobrar tudo que recebemos de DEUS, mas muitos tem enterrado seus ministérios preciosos, pois falta-lhes estabelecer alvo e metas de crescimento.

Não podemos mais ficar enterrando os talentos que recebemos de DEUS, devemos entender que o Senhor nosso DEUS espera que possamos estabelecer alvos e metas de crescimento em todas as áreas de nossa vida, quer nossa vida ministerial, familiar, financeira e tudo mais, mas temos muitas vezes esquecidos que todo crescimento que esperamos depende de alvos e metas para serem alcançadas

Muitos de nós temos talentos, mais esquecemos de pedir ao Senhor, pois nossos alvos e metas são pedidos que fazemos ao Senhor nosso DEUS, mas devemos fazer isto com um ato de fé, ao que podemos chamar de pedidos determinados, ou seja, recebemos do Senhor na unção do Espírito Santo a capacidade para realizar algo surpreendente e impactante, mas esquecemos ou não estamos disposto a pagar o preço da grandeza de nosso ministério.

O segredo da liderança de sucesso começa quando são estabelecidos alvos e metas previamente definidos, isto é, alvos e metas que podemos alcançar e podemos trabalhar para que os mesmos sejam alcançados, pois só assim podemos alcançar a vitória em todos os sentidos para nossa vida.
 
Outro aspecto importante os alvos e metas que fazemos devem estar dentro de nossa realidade e de acordo com a nossa capacidade, ou seja, as metas e alvos que fazemos devem ser claros e objetivas.
 
Não podemos fazer alvos e metas utópicos, ou seja, além de nossa realidade e de nossa capacidade, alvos e metas que sejam tangíveis, não podemos querer ter um alvo de alcançar 300 almas para o batismo no prazo de um ano, se nossa igreja tem somente 50 membros. Precisamos estabelecer alvos e metas dentro de nossa realidade e capacidade.

Dentro desse aspecto precisamos estabelecer alvos e metas dentro de um plano cronológico; o que e quantos podemos dentro nossa capacidade alcançar a curto, médio e longo prazo, o quanto podemos e precisamos crescer em um ano, dois anos, cinco e até dez anos.
 Às vezes por nos faltar tal planejamento temos a visão de tudo que queremos fazer, mais não temos o foco da visão, com isto ficamos frustrados. 
Um fator importante quando se trata de alvos e metas é que devemos publicar, quando assim fazemos temos uma direção.
 
Os alvos e metas devem ser compartilhados com os nossos liderados, para que assim, todos estejam imbuídos no mesmo foco e caminhando lado a lado para alcançar a visão.
 “Escreva seu sonho com letras bem grande e coloque em um lugar visível, para que até as pessoas que passarem correndo possam ler”. – Hc. 2.2.
 Devemos escrever e registrar nossos alvos e metas para que assim, nossa mente tenha sempre o foco de alcança-los e assim todos estejam focados na visão.
 
O grande erro que muitas vezes cometemos é que estabelecemos alvos e metas, mas não escrevemos, não os colocamos em mural bem visível para servir de mapa do objetivo que desejamos alcançar.
Quando escrevemos e compartilhamos com nossos liderados (lideres, membros e equipe) os alvos e metas que estabelecemos; os mesmos servem como uma mola propulsora nos conduzindo a irmos em frente e jamais desistir mesmo diante das adversidades, das lutas, dos problemas e dos contratempos que possam vir a existir.

Quando estabelecemos alvos e metas somos disciplinados em tudo e não perdemos tempo e caminhamos para alcançar a vitória.
Um líder sem a visão de alvos e metas vai ter uma igreja sem direcionamento, vai estar sempre querendo chegar a lugar nenhum.
 Precisamos dentro da visão de células e do trilho do crescimento aprendermos urgentemente a termos alvos e metas, pois caso contrário não vamos chegar a lugar nenhum.
 
Algo importante que devemos compreender com relação estabelecermos alvos e metas, pois quando assim fazemos somos confrontados e encorajados a prosseguirmos para realização de todo os planos e projetos estabelecidos. 
Todas às vezes que estabelecemos alvos e metas precisamos sermos incomodados com relação a prioridades.
 
Outro terrível erro que cometemos é que estabelecemos alvos para serem alcançados dentro de metas estabelecidas, mas com o passar do tempo passamos a olhar para dentro de nós mesmos e nos sentimos inseguros, incapazes, e deixamos tudo correr na inércia, e assim tudo aquilo que esperávamos alcançar deixa de ser.
Essa é a razão que não podemos desistir devemos ter a visão de nosso tesouro, e colocar o nosso coração, deixar o Espírito Santo de DEUS nos conduzir, dá essa liberdade para o Senhor, assim mesmo diante das lutas, das adversidades e dos problemas vamos caminhar para alvo e para conquista da vitória.

Precisamos entender que os alvos e as metas precisam ser realistas e dentro de nossa capacidade, mesmo conhecendo a extensão de nossa fé, não podemos ser utópicos, pois devemos estabelecer alvos e metas dentro de nossa capacidade, nunca fazer alvos e estabelecer metas ilusórios além de nossa realidade e capacidade.
 É importante quando estabelecemos alvos e metas buscarmos ao Senhor nosso DEUS para estejam dentro de nossa capacidade e realidade.
Vivemos em tempo se realmente queremos crescer e fazer a diferença, precisamos estabelecer alvos e metas tangíveis e a cada dia reavaliar se estamos indo na direção certa dando plena liberdade para o Espírito Santo nos conduzir na suprema graça de nosso Senhor JESUS CRISTO.
 O segredo de sucesso na vida de muitos lideres é que os mesmos estabelecem alvos e metas tangíveis para suas proprias vidas, família, ministério e seus liderados.

Fica-nos agora uma pergunta qual é a visão que temos para nosso amanhã?
 Quais são os alvos que estabelecemos para alcançar a visão de um ministério profícuo com as células?
 Quais são as metas que estabelecemos para alcançar a visão da igreja em células dentro do Trilho do Crescimento?
 Este é o nosso tempo, precisamos estabelecer alvos e metas para nosso próprio crescimento e um ministério abençoado em tudo em nome de JESUS.
Amém!

(1) Comentário

  1. Reply
    giuliano says

    palavra encorajadora e a mesmo tempo desafiadora graças a Deus que tem nos direcionado através de nossos lideres

Gostou? Envie o seu comentário