Grupo Missionário de Crianças
 Você esta aqui: Página inicial -> Coordenadorias-> GMC
 
Trata-se de um trabalho diferente do Departamento Infantil da Escola Bíblica Dominical nos seus objetivos e na sua estrutura de trabalho, como veremos a seguir. Para a organização e funcionamento do GMC existe um Manual do qual extraímos os seguintes dados:

 

Idade: cinco anos completos até completar 10 anos.

Objetivos: envolver e treinar as crianças de cinco anos completos até completar dez anos:
A – no serviço cristão, através de: evangelismo pessoal em massa; visitas a orfanatos; atividades de assistência social e prestação de serviços dentro igreja.
B – no trabalho missionário através de: conferências missionárias, intercessão´e contribuição financeira.
C – na participação de cultos através de: ministério de cultos infantis e encaminhamento aos cultos da igreja.
D – no civismo através de comemoração de datas cívicas.

Diretoria: o Conselho Diretor Local elege anualmente o diretor do GMC. Aqui está uma diferença entre o Grupo Missionário de Crianças e os demais. Para os outros Grupos Missionários é nomeado um presidente, enquanto para o GMC é nomeado um diretor. O diretor do GMC deve ter idade mínima de 16 anos e é recomendado um casal para exercer esta direção.
     O diretor do GMC nomeará uma assessoria composta de vice-diretor, tesoureiro e secretário. O objetivo desta diretoria mirim é envolver e treinar as crianças no serviço Cristão, devendo esta diretoria mirim ser acompanhada pela assessoria.
     Entre as funções e deveres do diretor do GMC destacam-se:
- Planejar junto com as diretorias o ano de trabalho de acordo com as orientações da coordenadoria nacional.
- Selecionar e treinar a equipe de trabalho de acordo com as orientações da coordenadoria nacional.
- Relatar semestralmente à coordenadoria regional e ao CDL.


Símbolos do GMC

     O Grupo Missionário de Crianças tem como símbolos: hino oficial, distintivo e galhardete (bandeira usada na vertical).
O hino oficial foi inspirado nos objetivos do GMC e está gravada em fita cassete.
O galhardete tem o distintivo bordado bem como o lema do Grupo: “Salvos para Servir”.
Ambos poderão ser adquiridos junto à coordenadoria nacional.

Estrutura Geral de Trabalho do GMC

     Para alcançar os objetivos do Grupo Missionário de Crianças, o mesmo deve desenvolver atividades que sejam diferentes da Escola Bíblica Dominical. Assim sendo temos: reuniões de treinamento e serviço, cultos infantis, campanhas, escola bíblica de férias, comemoração de datas cívicas, evangelismo, assistência social, etc...

Reuniões de Treinamento e Serviço

     Definição: são oportunidades para treinas as crianças como servir a Deus. Não são aulas de doutrinas e nem aulas bíblicas, mas sim um tempo de treinamento para ser colocado em prática. Nas reuniões de GMC prepara-se a mão-de-obra infantil para que desenvolva-se na criança o serviço cristão como um estilo vida.
     As reuniões do GMC não devem acontecer nos horários de cultos da Igreja. Deve haver um tempo em que os pais possam trazer as crianças à igreja como sábado a tarde por exemplo ou no domingo antes do culto.
Objetivo: treinar a criança para o serviço cristão, criar oportunidades de trabalho para envolver as crianças.
Programa: a coordenadoria nacional tem elaborado apostilas com o planejamento e o material de apoio para as reuniões de treinamento e serviço. A cada quatro meses é lançado um programa com atividades variadas para cada uma das dezessete reuniões do quadrimestre.

Podem ser adquiridos junto à coordenadoria nacional os seguintes materiais:
Primeiro Quadrimestre A: Evangelismo
Segundo Quadrimestre A: Missões
Terceiro Quadrimestre A: Assistência Social
Um novo programa está sendo lançado: Patrulheiros Quadrangulares. Neste programa a criança aprenderá as doutrinas quadrangulares e desenvolverá atividades de serviço de acordo com o aprendizado. O primeiro quadrimestre está pronto e consta de apostila com o material de apoio e manual de planejamentos.


Cultos Infantis

Definição: é um programa para as crianças adorarem a Deus e renderem ações de graças ao Senhor.
    A experiência tem demonstrado que as crianças precisam desenvolver o hábito de participar dos cultos da igreja, sob pena de serem adolescentes que não se ajustam aos padrões mínimos de reverência no culto, sem falar na absoluta falta de interesse de prestar culto a Deus. Então para que esta participação se desenvolva é importante que as crianças permaneçam com seus pais no culto. Quando isto não é possível por razões tais como o espaço físico por exemplo, o GMC deve oferecer um programa de CULTOS INFANTIS. Assim mesmo é necessário que as crianças tenham pelo menos uma ou duas oportunidades no mês para adorarem a Deus, com seus pais, no culto.
Programa: o culto infantil deve ser dirigido pelo diretor do GMC, porem realizado pelas crianças e orientadores. O preparo de um culto infantil deve ser feito do ponto de vista da criança e não do adulto.

Campanhas

Definição: campanha é um evento realizado de forma especial, ou anormal, no sentido de que não é o que aconteceria normalmente. É um trabalho com caráter de prioridade. É um esforço para conseguir alguma coisa. Existem diversos tipos de campanhas: evangelisticas, missionárias, etc...
Objetivo: vai variar de acordo com o tipo de campanha. Numa campanha evangelística o objetivo é levar crianças a uma decisão pessoal de aceitação de Cristo como Salvador e Senhor. Numa campanha missionária o objetivo é envolver as crianças com a obra missionária através do conhecimento de tal trabalho.
Programa: anualmente a coordenadoria nacional lança um programa completo para campanha evangelísticas, o qual traz músicas, visuais textos completos.

Escola Bíblica de Férias

Definição: é um programa ofereci pela igreja, nas férias escolares.
Objetivo: proporcionar às crianças comunhão, recreação e edificação espiritual.
Atrair crianças novas à igreja.
Programa: anualmente a coordenadoria nacional lança um kit de Escola Bíblica de Férias com jogos bíblicos e recreativos, trabalhos manuais, para período de arte, textos e visuais para histórias bíblicas, fita com música enfim um conjunto completo com tudo o que é necessário para realizar uma Escola Bíblica de Férias de seis dias desenvolvendo um tema. Podem ser adquiridos os seguintes kits: Uma Nova Vida; Minha Chave Preciosa; Bíblia Meu Livro Companheiro e Caçadores do Tesouro Perdido.

Comemoração de Datas Cívicas

      Visando alcançar o objetivo de despertar o civismo em nossas crianças, a coordenadoria nacional insere em seus programas quadrimestrais reuniões com programação para a Semana da Pátria, Tiradentes e outras.

Congressos

      Os congressos estaduais e nacionais são oportunidades para a liderança do GMC inteirar-se do funcionamento do Grupo Missionário de Crianças. Informações podem ser obtidas junto com a coordenadoria nacional.

 
 
Encontre uma igreja
Escolha um bairro
 
area restrita
Copyrigth 2007 © Igreja do Evangelho Quadrangular