Aliança, Honra e Gratidão

“Que darei eu ao Senhor por todos os benefícios que me tem feito?”  -Sl. 116.12).

Muitas vezes falamos sobre aliança, ou de estarmos aliançados uns com os outros, mas para entendermos sobre o verdadeiro sentido de uma aliança, precisamos entender, que não existe aliança sem gratidão e honra.
Gratidão ao Senhor nosso DEUS Altíssimo e a Sua Palavra por todos os benefícios que Ele em Sua misericordiosa graça providenciou e tem providenciado para nós em tudo, e também honrar o Senhor nosso DEUS com toda nossa vida, e com tudo aquilo que Ele no seu amor infinito tem nos dado a cada dia de nosso viver.

Outro aspecto importante com relação a aliança ou de estarmos aliançados, não existe aliança se não existir em nós gratidão com aqueles que o Senhor nosso DEUS na graça de CRISTO JESUS escolheu para nos conduzir, para nos dirigir e nos mentorear, ou seja, nosso pai ou mãe na fé, nossos lideres, aqueles que o Senhor chamou e escolheu para nos liderar; também não existe aliança se não prestarmos honras, ou seja, honrarmos de todo nosso coração e com sinceridade de nossa alma essas pessoas que foram e são importantes em nossa vida, e também aos que são nossos lideres.

Precisamos entender que aliança envolve também nossa gratidão e honra a denominação que o Senhor escolheu para participarmos dela, a casa a qual pertencemos e somos membros ou lideres.

Muitas vezes falamos que temos aliança ou estamos aliançados com nosso pai ou mãe na fé, mas por uma razão ou outra ficamos passando para outros uma imagem negativa dos mesmos, quando isto acontece estamos deixando de ser gratos, estamos manchando a honra e quebrando uma aliança profunda e verdadeira.
Também quando adquirimos habito de criticar maldosamente os lideres que o Senhor colocou sobre a nossa vida, ou quando se levanta contra o líder ou liderança, isto é uma falha em nosso caráter que mata o sentimento verdadeiro de gratidão e honra, com isto a aliança é quebrada e deixamos de receber de DEUS os benefícios da mesma.

A quebra e a ausência de gratidão gera em nossa vida a falsidade e a hipocrisia, pois expressamos um falso sentimento com relação aos nossos lideres, pois os abraçamos, falamos que estamos com eles somente da boca para fora, pois o coração e alma tem outros pensamentos com relação aos mesmos.

Quando deixamos de ser gratos e de prestarmos honras ao nosso pai ou mãe na fé, aos nossos lideres, criar-se uma barreira para recebermos de DEUS todos os benefícios que Ele na graça de nosso Senhor JESUS CRISTO librou na eternidade para nossa vida.

Deixar de ser grato é ser ingrato, muitas vezes precisamos pensar seriamente quem éramos antes de aceitarmos o Senhor JESUS CRISTO como nosso Único e verdadeiro Salvador, quem o Senhor na unção do Espírito Santo usou e tem usado para sermos o que somos hoje.

Quase todos nós vamos dizer assim, éramos lixos em todos as circunstancias e situações, muitos viviam escravos dos vícios, das drogas, enfermos, doentes, naufragados em sérios problemas financeiros, escravos do diabo, ou seja um estado de completa miséria em todos os sentidos.

Então a graça do Senhor entrou em nossa vida, alguém foi usado por DEUS para cuidar de nós, e assim, com o passar do tempo fomos ricamente abençoados e esquecemos de sermos gratos e honrar estes “anjos” que o Senhor usou e tem usado para nos mentorear, assim quebramos uma aliança através de nossa ingratidão.

Como é doloso ser tratado com ingratidão, pelas pessoas que o Senhor nos deu para cuidarmos, ensinarmos e direciona-las no caminho da salvação, pois uma pessoa ingrata nunca se satisfaz, é um mal filho que quanto mais é ajudado, quer sempre mais, e quando não pode ter ajudo detona veneno contra aqueles que lhe tem cuidado com amor e dedicação.

Quando se trata de aliança precisamos entender com toda razão sobre o que é mesmo gratidão e o que é ingratidão.

Primeiro

Gratidão é ver e sentir na alma o amor que recebemos, o cuidado, o zelo, o carinho e a dedicação. É ver as coisas boas que recebemos de nosso pai ou mãe na fé, é ver as coisas boas que nossos lideres tem providenciado para nosso crescimento em todas as áreas de nossa vida, a ver o lado bom em tudo, e sermos gratos ao Senhor nosso DEUS pelas pessoas que Ele tem colocado em nossa vida para nos ajudar e nos orientar.
Quando se trata da ingratidão a mesma é uma cegueira, pois a pessoa ingrata não consegue ver ou perceber o que tem recebido de bom, não consegue ver as bênçãos recebidas, não consegue perceber quem era antes e quem é agora, onde estava antes e onde está agora. Uma pessoa ingrata não consegue ver o grande benefício que recebeu, pois é levada a ver somente os defeitos de quem foi ou é instrumento dos benefícios que recebeu ou tem recebido da parte de DEUS.

Segundo

Gratidão é lembrar primeiro do grande amor de DEUS para com cada um de nós, é lembrar da pessoa ou pessoas que o Senhor DEUS delegou autoridade e poder para nos conduzir, nos guiar, nos liderar, é lembrar das coisas boas que essas pessoas usadas por DEUS realizaram em nossa vida, é lembrar que recebemos de DEUS através dessa ou dessas pessoas algo novo, bom, proveitoso, e nossa vida foi mudada para melhor.
Ao contrário de gratidão, ingratidão é esquecimento. A pessoa ingrata faz questão de não lembrar do que foi feito de bom em sua vida, sua mente fica bloqueada e faz questão de não lembrar as coisas boas recebidas, e só lembra das coisas ruins e dos defeitos. A mente da pessoa ingrata não consegue lembrar dos benefícios recebidos, porque é egoísta, pois está sempre pensando em si mesma, e só quer receber.

Ser grato é jamais esquecer e agradecer sempre de todo coração, com profunda alegria na alma, ao Senhor nosso DEUS e as pessoas que Ele levantou para cuidar de nós, segundo a Sua preciosa vontade.

Terceiro

Gratidão é falar, é testemunhar sobre a pessoa ou as pessoas que DEUS tem usado para edificar nossa vida em todos os sentidos, é falar das bênçãos e benefícios que recebemos de nossos lideres, é testemunhar com alegria e amor tudo de bom que recebemos.
Ingratidão é calar diante dos benefícios que recebemos ou temos recebidos, das pessoas são usadas por DEUS para nos conduzir segundo a vontade do Senhor, mas quando somos ingratos não reconhecemos isso, pois não falamos dessas pessoas, não falamos de tudo que recebemos, preferimos nos calar.

Não adianta apenas lembrar das coisas boas que recebemos, precisamos falar, testemunhar, para todos saibam e o nome do Senhor DEUS seja glorificado por isto.

O grande segredo de uma aliança e receber os benefícios dessa aliança é sermos gratos ao Senhor nosso DEUS, a Sua Palavra e gratos e também honrarmos a todos os que o Senhor usou e tem usado para nos conduzir e nos orientar, na graça de nosso Senhor JESUS CRISTO.

Amém!

(1) Comentário

  1. Reply
    alex says

    a igreja precisa a aprender a honrar mas o seus lideres e trata Los como pais e mães espirituais e valorizar o que fazem ao longo de sua vida e ministério. assim haverá mais pessoas abençoadas em todas as áreas.

Gostou? Envie o seu comentário