As Sete Igrejas do Apocalipse

AS SETE IGREJAS DO APOCALIPSE. Ap. 1:19 -20.
      “Escreva, pois, as coisas que você viu, tanto as presentes como as que irão acontecer depois destas. Este é o mistério das sete estrelas que você viu na minha mão direita são os anjos das sete igrejas, e os sete candelabros são as sete igrejas”.
      Para entendermos os mistérios a serem revelados das sete igrejas em Apocalipse e a co-relação em nossos dias precisamos entender a análise dos versículos 19 e 20 do capitulo um.
No versículo 19 temos três partes a considerar.
Primeiro: “As coisas que você viu”.
      Aqui trata das sete igrejas que realmente existiam no tempo em que o Apóstolo João estava exilado na ilha de Patmos e que recebeu de DEUS a visão; é a visão para ser revelada as igrejas.
Segundo: “as que são”.
      São os sete tipos de igrejas que sempre existiram durante toda a história da igreja.
Terceiros: “e as coisas que irão acontecer”. 
      As sete igrejas também simbolizam isoladamente as sete diferentes épocas da igreja e nos mostram o decurso típico da igreja do Senhor JESUS desde da hora de seu nascimento em Pentecoste até o arrebatamento.
O que vamos tratar é uma co-relação das sete igrejas do Apocalipse em cada época e que isto representa hoje em nossos dias, para todos os cristãos e a importância dessa revelação para nossa edificação em todas as áreas de nossa vida.
     Todo crente cristão deve procurar conhecer essa revelação, para compreender o propósito que DEUS em nome de JESUS estabeleceu para edificar a sua igreja em tempos tão difícies, sem esse entendimento muitos poderão ser enganados pelo inimigo de nossas almas, pois ser crente não é modismo e nem tão fácil como muitos pensam. E a vitória estar em compreender os mistérios do Senhor para a Sua Igreja, a Noiva do cordeiro.
A Igreja em Éfeso. Ap. 2:1-7.
     “Ao anjo da igreja em Éfeso escreve: Estas coisas diz Aquele que conserva na mão direita as sete estrelas e anda entre os sete candelabros de ouro; conheço as suas obras, o seu trabalho árduo e a sua perseverança, sei que você não pode tolerar os homens maus e que pos à prova os que dizem ser apóstolos, mas não são, e descobriu que eles eram impostores. Você tem perseverado e suportado sofrimentos por causa do meu nome, e não tem desfalecido. Contra você, porém, tenho isto: você abandonou o seu primeiro amor. Lembre-se de onde caiu! Arrependa-se e volte a praticar as obras que praticava no princípio. Se não se arrepender, virei a você e tirarei o seu candelabro do lugar dele. Mas há uma coisa a seu favor, você odeia a prática dos nicolaítas, como Eu também odeio. Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz as igrejas. Ao vencedor darei o direito de comer da árvore da vida, que está no paraíso de DEUS”.
      Importante entendermos que Éfeso significa desejável.
     Era uma cidade marítima e portuária, razão esta que estava sempre em contato direto com pessoas de várias partes mundo e culturas diferentes. Estava sempre exposta também, a influência do mundo.
Quando observamos o versículo um e diz: “Aquele que tem na sua destra as sete estrelas, e que anda no meio dos sete candelabros de ouro”, isto significa que o pastor da igreja estava nas mãos de JESUS, dizendo que Ele tinha o poder sobre os pastores, e sobre toda igreja, e que é JESUS quem trabalha e faz a obra com poder em Sua Igreja.
     O versículo dois nos diz algo importante: “Conheço as suas obras” sua ocupação; JESUS conhece todas as coisas, e então faz um elogio ao pastor extensivo à igreja, a paciência e a virtude de suportar os sofrimentos e que não aceitava os maus, ou seja, a proliferação do pecado, e que colocava a prova os falsos apóstolos, os que diziam ser, mas não eram.
     O versículo três: aqui fala dos que sofrem pelo nome de JESUS, que não desistem, que permanecem firmes, mas vivem um problema esqueceram de ajudar o próximo, esqueceram o amor a DEUS e a Sua Obra, deixaram de investir na obra do Senhor e passaram a ter uma visão material.
     O versículo quatro fala da igreja que deixou de lado o primeiro amor, aqui fala do amor ágape, o amor que não se preocupa em receber somente em dar. Uma igreja que esqueceu de servir, de ser fiel com seu compromissos de fidelidade a DEUS e a Sua Palavra, uma igreja preocupada com a vida material e com isto esquecendo da vida espiritual, uma igreja que estava perdendo a intimidade com O Espírito Santo de DEUS.
     O versículo cinco é um chamar do Espírito Santo de DEUS, para que a igreja pudesse fazer uma reflexão, olhar para dentro de si mesma, ver onde caiu, onde deixou de ser aquela igreja que vivia cheia do amor e da graça de DEUS, ver as falhas, as faltas, os pecados ocultos, as tristezas e as mágoas, a falta de perdão; arrepender-se e voltar de todo o coração e de toda alma ao primeiro amor.
    Existe ai também um alerta, uma admoestação, se não houver o arrependimento e a volta ao primeiro à igreja iria perder a posição, os crentes perderiam as bênçãos e a proteção de DEUS.
     O versículo seis fala sobre odiar, ou seja, não aceitarem a doutrina dos nicolaitas, os mesmos tinham um código de conduta de santificação quem envolvia maneira de vestir, e comportamento não cristão.
     O versículo sete ressalta a necessidade de ouvir, mas não somente ouvir o que o Espírito do Senhor diz, mas ouvir interiormente, ouvir e arrepender-se, dar o passo de fé e arrependimento enquanto é tempo.
     E quem ouvir e arrepender-se será considerado vencedor, e ao vencedor uma promessa de DEUS, o direito de comer de graça árvore da vida que está no paraíso de DEUS.
     A vitória aqui é uma reflexão e cada um de nós procurarmos voltar ao primeiro amor. A árvore da vida tem como significado viver sempre abençoado por DEUS em tudo é receber de DEUS em nome de JESUS as bem-aventuranças. 
A Igreja em Esmirna. Ap. 2:8-12.
     “Ao anjo da igreja em Esmirna escreve: Estas coisas são as palavras daquEle que é o primeiro e o último, que morreu e tornou a viver. Conheço as suas aflições e a sua pobreza; mas você é rico! Conheço a blasfêmia dos que se dizem judeus, mas não são, sendo antes sinagogas de Satanás. Não tenha medo daquilo que você está prestes a sofrer. O diabo levará alguns de vocês na prisão para prová-los, e vocês sofrerão perseguições durante dez dias. Seja fiel até a morte, e Eu lhes darei a coroa da vida. Aquele que tem ouvidos para ouvir ouça o que o Espírito diz as igrejas. O vencedor de modo algum sofrerá a segunda morte”.
      Esmirna significa amargura, uma cidade dominada pelo império romano e todas as pessoas tinham obrigação de reverenciar e queimar incenso ao imperador César, e quem não fizesse a conseqüência era a morte. Era a igreja perseguida e os crentes viviam sobre pressão por não aderir os costumes que reinavam em sua sociedade.
     Como já sabemos o versículo oito é a advertência ao anjo da igreja, pois o mesmo tem a responsabilidade de responder diante de DEUS por toda a igreja a qual o Senhor o fez anjo.
    Versículo nove o Senhor JESUS fala de sua “Onisciência”, e que estava vendo, como sempre está vendo tudo aquilo que se passa no meio e na vida de seus servos, Ele tem ciência de tudo aquilo que passa em nossa vida, conhece a nossa conduta com relação a Sua Obra na face da terra. 
    A igreja de Esmirna era perseguida devido a sua conduta, seu bom exemplo cristão e sua fidelidade com DEUS e a Sua Palavra.
    Devido à perseguição eles estavam vivendo em tremenda pobreza material, mas no sentido espiritual estavam ricos, pois o Espírito Santo estava permanentemente com eles os ajudando.
    Muitas vezes os cristãos, os filhos de DEUS quando começam a sofrer com provações, perseguições e problemas principalmente na área financeira e material se afastam de DEUS, mas não é isto que DEUS espera. O Senhor nosso DEUS espera nestas horas obediência e fidelidade.
    Além da perseguição, sofriam também com a blasfêmia do povo judeu, daqueles que se diziam escolhidos, que se reuniam com o propósito de destruir a igreja, esses que se reuniam na sinagoga de Satanás tinham objetivo destruir a fé dos cristãos.
     Hoje existem muitas sinagogas de Satanás que tem levado muitos cristãos a desistirem da fé, a igreja hoje também sofre uma carga pesada de blasfêmias, onde o mundo está cada vez mais dentro da igreja. Existem pessoas que se dizem crentes, mas o modo de vida de tais pessoas nada tem ver com o modo de vida cristão. Muitos dos que estão nas igrejas não estão levando a sério o viver em CRISTO e com CRISTO.
     Existe hoje um doutrina muito preocupante, onde muitos acham que viver o Evangelho é fácil, e que podem viver no mundo, com os costumes os modos do mundo e estar na igreja, isto é uma armadilha do diabo.
No versículo dez o Senhor JESUS dá animo para a igreja suportar, dizendo não tenha medo daquilo que haveria de sofrer, e para suportar, e que o ataque do inimigo seria grande, que haveria difamações por meio de acusações falsas, que haveria opressão e prisão, mas a finalidade é causar enfraquecimento na fé de muitos. A igreja verdadeira foi e sempre estará sendo colada à prova todos os dias, mas devemos ter a certeza que o Senhor é conosco, é a nossa vitória, o Senhor JESUS CRISTO morreu na Cruz para nos dá a vitória.
     Vivemos num tempo em que cada cristão, cada crente precisa a todos os dias buscar e estar vivendo a fidelidade a DEUS e a Sua Palavra, procurando cada vez mais ter uma profunda intimidade com o Espírito Santo, tendo certeza que o Senhor DEUS está no controle de tudo, e que a vitória é certa em nome de JESUS.
     Versículo onze é a declaração de JESUS ao vencedor, a quem permanecer fiel, a quem não abrir mão de sua fidelidade a DEUS e a Sua Palavra, não passará pela segunda morte, ou seja, terá a vida eterna garantida em nome de JESUS.
A igreja em Pérgamo. – Ap. 2:12-17.
     “Ao anjo da igreja em Pérgamo escreve: Estas coisas são as palavras daquEle que tem a espada afiada de dois gumes. Sei onde vive e onde está o trono de Satanás. Contudo, você permanece fiel ao meu nome e não renunciou a sua fé em Mim, nem mesmo quando Antipas minha fiel testemunha foi morto nessa cidade, onde Satanás habita. No entanto, tenho contra você algumas coisas: você tem ai pessoas que apegam aos ensinos de Balaão, que ensinou Balaque a armar ciladas contra os israelitas, induzindo-os a comerem alimentos sacrificados a ídolos e a praticarem imoralidade sexual. De igual modo você tem também os que se apegam aos ensinos dos nicolaitas. Portanto, arrependa-se! Se não, virei em breve até você e lutarei contra eles com a espada da minha boca. Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz as igrejas. Ao vencedor darei maná escondido, também darei uma pedra branca com o novo nome nela escrito. Conhecido apenas por aquele que o recebe”.
     Pérgamo significa casamento, era uma cidade mundana, o centro intelectual de sua época, existia um templo para adorar o imperador de Roma, era também uma cidade progressiva e financeiramente rica, um dos pontos altos das festividades pagãs era a promiscuidade sexual. Era a cidade mais idolatra de toda Ásia. E igreja sofria fortes pressões para transgredir as leis de DEUS, aderir à adoração aos deuses romanos e gregos. Era também famosa por sua escola de medicina.
     Diante de tudo isso havia muitos cristãos que tinham uma vida religiosa dupla, serviam a DEUS e ao inimigo, aceitavam conviver com parentes que praticavam todo o tipo de mal e sexualidade e achavam normal, participando das festas pagãs dos parentes e amigos, com se fosse tudo natural, alguns viviam amasiados, tinham amantes, eram cheios de bebedices, e mundanismo, aceitavam na família, ou no próprio modo de viver o lesbianismo, o homossexualismo e prostituição e tudo era normal; não muito diferente dos dias de hoje.
    O versículo doze começa já anunciando os juízos mortais contra os cristãos infiéis, ou seja, a espada aguda de dois fios, pronta para agir, pois não haverá condescendência aos crentes infiéis.
No versículo treze o Senhor JESUS mais uma vez fala de Sua Onisciência, e que sabe de tudo que se passava no meio de seu povo, conhecia também o lugar onde estava o trono de Satanás. E ressalta a importância da confiança da igreja em Seu poder e da dependência da igreja em viver em santificação.        
     O Senhor fala da firmeza de muitos, que mesmo sobre pressão permaneciam inabaláveis no Senhor.
     No versículo quatorze havia no meio da igreja os que estavam desagradando ao Senhor, eram os que seguiam os ensinamentos de Balaão, ou seja, os que comiam dos sacrifícios oferecidos a ídolos, os que aceitavam a prostituição e homossexualismo em suas vidas as famílias como se fosse normal. Hoje isto é muito comum entre muitos crentes e famílias, isto tem sido o grande erro. E também, o que aceitavam a doutrina dos nicolaitas, um falso puritanismo, que vivem julgando a vida dos outros, os que se dizem santos e estão prontos para condenar os demais.
     No versículo dezesseis o Senhor JESUS apresenta a todos a chance de arrepender, ou seja, a necessidade de uma mudança de mente, a mudança radical do homem interior. Agora é a hora de mudar todas as coisas, pois se isto não acontecer o Senhor vem com um forte juízo sobre essas pessoas.
No versículo dezessete já se refere, a quem ainda não se contaminou; “Ouça o que o Espírito Santo diz a igreja”, as promessas ao que vencer, quem vencer as provações, quem não se contaminar, receberá maná, o alimento do Reino Celeste, mas só poderá vencer pela fé.
     Vivemos num tempo que precisamos andar pela fé, buscar cada vez mais a graça de DEUS e a constante unção do Espírito Santo.
O Senhor tem preparado para os féis um novo nome, um nome de vitória, um nome de vencedor. Esse é tempo de deixar o Senhor reinar sobre a nossa vida em tudo, nisso está a nossa vitória em nome de JESUS. 
A igreja em Tiatiara – Ap.2:18:29.
     “Ao anjo da igreja em Tiatira escreve: Estas são as palavras do Filho de DEUS, cujos olhos são como chama de fogo e os pés como bronze reluzente. Conheço as suas obras, o seu amor, a sua fé, e o seu serviço e a sua perseverança, e sei que você está fazendo mais agora do que no principio. No entanto, contra você tenho isto: Você tolera Jezabel, aquela mulher que se diz profetiza. Com os seus ensinos ela induz os meus servos a imoralidade sexual e comerem alimentos sacrificados a ídolos. Dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua imoralidade sexual, mas ela não quer se arrepender. Por isso, vou fazê-la adoecer e trarei grande sofrimento ao que cometem adultério com ela, a não ser que se arrependam das obras que ela pratica. Matarei os filhos dessa mulher. Então, todas as igrejas saberão, que Eu sou Aquele que sonda mente e corações, e retribui a cada um de vocês de acordo com as suas obras. Aos demais, que estão em Tiatira, a vocês que não seguem a doutrina dela e não aprenderam como eles dizem, o profundos segredos de Satanás, digo: Não porei outra carga sobre vocês; tão somente apeguem-se com firmeza ao que vocês têm até que Eu venha. Aquele que vencer e fizer minha vontade até o fim darei autoridade sobre as nações. Ele as governará com cetro de ferro e as despedaçará. Eu lhes darei a mesma autoridade que recebi de meu Pai. Também lhes darei a Estrela da Manhã. Aquele que tem ouvido ouça o que o Espírito diz as igrejas “
     Tiatira significa quem sacrifica sempre.
     Era uma cidade de muitos artesões, que tinham uma associação muito forte e dominava todo o mercado de construção de ídolos para os templos pagãos, com isso faziam forte pressão aos crentes para que os mesmos também pudessem fazer como eles.
    O versículo dezoito diz quem é JESUS, e o identifica como a segunda pessoa da Trindade Eterna e indica ainda, possuir os mesmos atributos naturais e morais encontrados em DEUS PAI.
    Como Filho de DEUS, o Senhor JESUS é destacado em toda a Escritura, pois a sua vinda ao mundo foi para executar o plano de Salvação. O Senhor JESUS é Aquele que tem a onisciência, e purifica todas as coisas e seus juízos são firmes e brilhantes.
   O versículo dezenove, o Senhor JESUS mais uma vez reafirma ser conhecedor de todas as coisas, ou seja, as obras, do amor, do serviço, e da fé e paciência das últimas obras que foram mais que as primeiras. Mas nada disso tinha valor, pois estavam esquecendo das ovelhas dentro da igreja e passando a tolerar coisas que não eram de DEUS e que estavam em conflito com a Sua Palavra. – Não podemos tolerar o mundo dentro da igreja.
    No versículo vinte, o Senhor JESUS deixa claro aqui, que não tolera de forma alguma falsas profecias, ensinamentos que não estão de acordo com a Palavra de DEUS e tão pouco a idolatria ou participar de festas dedicadas a ídolos ou comer coisas sacrificadas aos ídolos.
    No versículo vinte e um, mais uma vez o Senhor demonstra o seu amor dando tempo para o arrependimento, mas um arrependimento com mudança radical da mente, uma profunda mudança. – Quando estamos em pecado o Senhor espera de nós um arrependimento sincero e uma profunda mudança.
    No versículo vinte e dois, pelo fato do não arrependimento dos pecados, uma coisa inevitável iria acontecer, o Senhor decretou a sentença, haveria um grande sofrimento, tribulação, aflição e adversidade.
    No versículo vinte e três, todos os desobedientes seriam feridos de morte, aqui é algo mais profundo, além da morte física, a morte espiritual.
Versículo vinte e quatro, fala das pessoas que não se contaminaram e não foram seduzidas. Para esses servos o Senhor não deu mais nenhum peso, os livrou de sofrimentos.
    O versículo vinte e cinco, o Senhor faz para os que não se contaminaram uma advertência: deviam guardar a fé, e essa fé deveria, ser guardada até o Senhor JESUS providenciar a vitória.
    O versículo vinte e seis, todos devem guardar a fé e rejeitar toda e qualquer proposta as obras da carne, para ser um vencedor guardar a Palavra de DEUS, viver a Palavra de DEUS.
   O versículo vinte e sete, a vitória de quem permanecer firme, poder e autoridade para governar, para administrar, para crescer na vida espiritual e material, para ficar em lugar de destaque.
   O versículo vinte e oito, a Estrela da Manhã, aqui tem um sentido figurativo, pois o sol é a estrela da manhã, que governa o dia, a estrela da justiça, os vencedores sempre irão governar com JESUS.
A Igreja em Sardes – Ap. 3:1-6.
     “Ao anjo da igreja em Sardes escreve: Estas são as palavras daquEle que tem os Sete Espíritos de DEUS, e as Sete Estrelas. Conheço as suas obras; você tem fama de estar vivo, mas está morto. Esteja atento! Fortaleza o que resta e o que estava para morrer, pois não achei as suas obras perfeitas aos olhos de meu DEUS. Lembre-se, lembre-se, portanto, do que você recebeu e ouviu; obedeça e arrependa-se. Mas se você não estiver atento, virei como um ladrão, e você não saberá hora que virei contra você. No entanto, você tem ai em Sardes uns poucos que não contaminaram as suas vestes. Eles andarão Comigo vestidos de branco, pois são dignos. O vencedor será igualmente vestido de branco. Jamais apagarei seu nome do livro da vida, mas o reconhecerei diante de meu Pai e dos seus anjos. Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz as igrejas”.
     Sardes ou Sarde significa os que escapam ou remanescentes.
    Sardes era uma cidade situada no vale de rochedos íngremes, quase intransponíveis, cruzamento das estradas imperiais que ligavam Éfeso, Pérgamo e Esmirna. Uma cidade de grande prosperidade.
    A igreja de Sardes era uma igreja morta, teve uma grande fase de evangelização e missões, porém foi apagando até não mais existir.
    No versículo um JESUS relata a sua soberania sobre todas as coisas as coisas, declarando Sua autoridade sobre os anjos dos céus e sobre os pastores.
    O Senhor JESUS fala daqueles que acham que estão vivos, mas estão mortos. A igreja que só tem aparência exterior, mas o seu interior está corrompido, ou seja, deixou as coisas espirituais e se preocupou com as coisas terrenas e materiais, esse é o grande erro. Uma igreja sem a luz de JESUS.
    No versículo dois JESUS demonstra sempre o seu amor para com todos, e pede que a igreja seja vigilante e cautelosa com sua vida espiritual. Deixar a preocupação com as coisas do mundo e voltar-se para DEUS.
   O versículo três fala de uma igreja que já não se lembrava mais do que tinha recibo. Uma igreja despreocupada até mesmo com salvação e a fé. A falta de amor a DEUS e a Sua Palavra. Uma igreja que esqueceu de tudo que recebeu de DEUS. JESUS pede que a igreja se arrependa enquanto é tempo, pois o Senhor virá como um ladrão, e a igreja não sabe a hora. Se não houver arrependimento perderá a bênção e até a vida eterna.
    O versículo quatro, fala daqueles que não se contaminaram e permaneceram fieis, não foram corrompidos, por isso, receberão do Senhor o poder da operação do Espírito Santo.
    Precisamos ter cuidado, pois, vivemos numa época em que o mundo a cada dia penetra mais dentro da igreja, muitas vezes o costume do mundo tem levado muitos crentes a esquecerem do verdadeiro valor da graça salvadora do Senhor JESUS.
    O versículo cinco relata a luta daqueles que procuram lutar para vencer o mundo, e as fraquezas, os que procuram voltar à realidade uma vida santa e verdadeira, fala dos problemas e das lutas para vencer o pecado. A recompensa do Senhor são as vestes brancas a promessa da vida eterna e o nome incluído no Livro da Vida, e que serão apresentados diante de DEUS, diante dos anjos e de JESUS.
    Vivemos num mundo onde a cada dia é necessária uma vida de intimidade com a Palavra de DEUS e o Espírito Santo, para sermos vencedores, e herdamos a vida eterna. 
A Igreja em Filadélfia. Ap. 3:7-13.
     “Anjo da igreja em Filadélfia escreve: Estas são as palavras daquEle que Santo e Verdadeiro, que tem a chave de Davi. O que Ele abre ninguém pode fechar, e o que Ele fecha ninguém pode abrir. Conheço as suas obras. Eis que coloquei diante de você uma porta aberta que ninguém pode fechar. Sei que você tem pouca força, mas guardou a minha palavra e não negou o meu nome. Veja o que farei com aqueles que são da sinagoga de Satanás que se dizem judeus e não são, mas são mentirosos. Farei que se prostrem aos seus pés e reconheçam que eu o amei. Visto que você guardou a minha palavra de exortação à perseverança, eu também o guardarei na hora da provação que está para vir sobre todo o mundo, para por a prova os que habitam na terra. Venho em breve guarda o que você, para que ninguém tome a sua coroa. Farei do vencedor uma coluna no Santuário do meu DEUS; e dali ele jamais sairá. Escreverei nele o nome de meu DEUS e o nome da cidade do meu DEUS, e também escreverei nele o meu novo nome. Ao que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz as igrejas”.
     Filadélfia significa amor fraternal.
     Era uma área de plantação de videiras e produção de vinhos, havia o culto a Dionísio, o deus do vinho e da fertilidade.
     A igreja era avivada e de força missionária.
    O versículo sete, O Senhor JESUS relata três de suas características. A primeira dizendo que é “Santo”, a segunda que Ele é “Verdade”; verdadeiro é sincero, e a terceira “a Chave de Davi”.
    Aqui é importante ressaltar que em alguns reinos havia uma pessoa encarregada das portas do palácio, tinha todas as chaves, aqui o Senhor JESUS declara que Ele tem a Chave de Davi, o que Ele está aberto para sempre, e o que Ele fecha, jamais poderá ser aberto.
     No versículo oito, o Senhor JESUS declara Sua Onisciência, que colocou diante da igreja a porta aberta, a porta do céu, a porta que ninguém pode fechar; uma palavra de força para a igreja. Ninguém pode destruir o Evangelho.
     Quando também o Senhor refere dizendo “tendo pouca força”, fala que mesmo a igreja sofrendo perseguição, era uma igreja forte.
     O versículo nove, JESUS fala da conduta da igreja e de sua obediência e declara o que iria fazer com os falsos judeus, os falsos cristãos. As pessoas que querem mudar o sentido do Evangelho e da Palavra de DEUS no meio da igreja. Tais pessoas seriam humilhadas e prostrariam diante dos fieis ao Senhor e a Sua Palavra.
     No versículo dez o Senhor diz “visto que você guardou minha palavra de paciência e perseverança”, que suportou as provações, nos momentos de sofrimentos suportou não fraquejou, Eu, o Senhor agora estou de guardando do mal que virá sobre os povos da terra.
     O versículo onze, “Eis que venho sem demora” aqui existem dois aspectos a considerar, o primeiro não se refere ao arrebatamento da igreja, mas de sua providência para trazer bênçãos e vitória para a igreja fiel, colocar a igreja numa posição de destaque, e o segundo fala propriamente do arrebatamento da igreja, a hora da verdade.
     No versículo doze está relatado a promessa aos vencedores, a aqueles que não se abalaram, não fraquejaram em nada, permaneceram fieis, que suportaram as provações, as lutas, as humilhações e os sofrimentos, seriam “colunas”, ou seja, permaneceriam firmes na posição de honra, em lugar de honra na Casa do Senhor.
     A igreja fiel tem do Senhor a recompensa de bênçãos neste mundo e na eternidade.
     No versículo treze mais uma vez como em todas as cartas está o Espírito Santo convocando a igreja a fugir de toda e qualquer forma do pecado e das armadilhas do inimigo.
A Igreja em Laodicéia. Ap.3:14-22.
     “Ao anjo da igreja em Laodicéia escreve: Estas são as palavras do Amém, a Testemunha fiel e verdadeira, o soberano da criação de DEUS. Conheço as suas obras, sei que você não é frio, nem quente. Melhor seria que fosse frio ou quente. Assim, porque você é morno, não é frio e nem quente estou pronto para vomitá-lo da minha boca. Você diz: estou rico, adquiri riquezas e não preciso de nada. Não reconhece, porém, que é miserável, digno de compaixão, pobre, cego, e que está nu. Dou-lhe este conselho: Compre de mim ouro refinado no fogo, e você se tornará rico; compre roupas brancas e vista-se para cobrir a sua vergonhosa nudez; compre colírio para ungir os seus olhos e poder enxergar. Repreendo e disciplino aqueles que eu amo. Por isso, seja diligente e arrependa-se. Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo. Ao vencedor darei o direito de assentar-se comigo em meu trono, assim como eu também venci e sentei-me com meu Pai. Em seu trono. Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz as igrejas”.
     Laodicéia significa o que pertence a laodice, povo que faz justiça.
    Cidade famosa pelos seus amplos muros, edificada sobre sete montes. Era a mais importante cidade da região da frigia por está situada na rota comercial, muito importante para o mundo da época, pois possuía grandes bancos, era também conhecida por sua industria têxtil, possuía também uma escola de medicina, onde era produzido ungüento para os olhos. Laodicéia tinha necessidade de água, pois a água que recebia vinha do sul, através de dutos de pedras e chegava morna na cidade.
     A igreja era próspera, rica, mas também era morna, e representava a igreja de nossos dias, ou seja, dos dias finais, onde se pregava o Evangelho segundo o coração dos homens, um evangelho fácil e com a visão de riquezas materiais.
     No versículo quatorze o Senhor JESUS começa dizendo em primeiro lugar dizendo que Ele é o “Amém” no grego “O Assim seja”, o fiel e verdadeiro. E que Ele tem o poder agora de justiça sobre os homens.
     O versículo quinze, como em todas as cartas o Senhor descreve a sua Onisciência, pois esse é um atributo que somente a Trindade possui; fala que conhece a obra do pastor e da igreja, mas essa obra não estava lhe agradando e desejava uma posição correta do pastor e da igreja, pois já não faziam a obra como era feita no passado, e diante disso o Senhor usou três termos; primeiro, “frio”, a igreja estava destituída do calor da fé cristã, do desejo de santidade e de comunhão com o Espírito Santo. Segundo, “quente”, que a igreja deveria buscar crescer e viver a verdadeira fé cristã, ter na alma o desejo real de santidade e procurar viver intimidade com o Espírito Santo. – Uma igreja que não era nem fria e nem quente. Morna, um grande perigo.
     O versículo dezesseis aqui o Senhor JESUS ressalta a sentença sobre essa igreja morna, seria vomitada, seria tirada para sempre da presença do Senhor e do caminho da salvação.
     No versículo dezessete o Senhor ressalta que por ser uma igreja morna, a mesma era tomada pela arrogância, e o Senhor não estava aceitando a sua arrogância, quando a mesma se declarava uma igreja rica, que não lhe faltava nada e não tinha necessidade de nada.
Este é o grande perigo das coisas materiais, muitas vezes cega às pessoas com relação a sua vida espiritual. Às vezes as pessoas se dizem ricas materialmente, mas são pobres e miseráveis com relação à vida espiritual.
     “O que adianta ganhar o mundo inteiro e perder a sua salvação?”.
      Quem procura a riqueza material, sem pensar na sua riqueza espiritual, fica nu, desprovido da cobertura divina, da graça da salvação.
     “Em primeiro lugar o Reino dos Céus e depois todos os sonhos serão acrescentados”. – Mt. 6:33.
     O versículo dezoito é um alerta para que a igreja não tome e não siga o conselho dos ímpios, pois quem segue o conselho dos ímpios perde as grandes bênçãos do Senhor para suas vidas. É uma exortação do Senhor para que a igreja pudesse adquirir novamente as riquezas espirituais. Neste caso em primeiro lugar comprar ouro puro, que simboliza a glória de DEUS, a segunda é fogo buscar o Espírito Santo, ter uma vida de intimidade com o Espírito Santo, a terceira coisa são as vestes brancas, que representam corações arrependidos, almas quebrantadas, pureza, submissão à completa vontade de DEUS, a quarta coisa “colírio” unção para ver em nossa vida a grande obra de DEUS, para ver o sobrenatural de DEUS agindo em nome de JESUS.
     O versículo dezenove o Senhor afirma que Ele tem o poder para corrigir e disciplinar aqueles que Ele ama, e exorta a todos a serem diligentes, e se arrependerem. Se estamos sendo exortados e disciplinados é porque o Senhor nos ama, pois Ele só faz isto a quem ama.
     No versículo vinte, mais uma vez o Senhor alerta sobre a sua vinda. “Eu estou a porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa, cearei com ele, e ele comigo”.
     O Senhor tem feito o convite para a igreja, esse convite é pessoal, muitas vezes achamos que já temos tudo, que não precisamos de mais nada, esquecemos de nossa vida espiritual, deixamos de ter comunhão com a Palavra de DEUS e de viver intimamente com o Espírito Santo.
     Vivemos numa época em que o mundo material de todas as formas quer sufocar a igreja, que muitos crentes estão buscando uma vida material e esquecendo do principal uma vida com DEUS.
     Esse é o tempo de abrir o nosso coração, a nossa alma e deixar o Senhor fazer morada por completo, deixar o Espírito Santo estar em nós em todos os momentos e que a Palavra de DEUS seja viva em nosso viver.
     O versículo vinte e um é a promessa do Senhor para o vencedor é estar com Ele, o Senhor reinando. – A vitória da vida eterna.
     O versículo vinte e dois no encerramento das cartas à pessoa do Espírito Santo trabalhando e falando, pois o mais importante é ouvir e praticar a Palavra de DEUS, vivendo a vontade de DEUS em nossa vida na graça de nosso Senhor JESUS CRISTO, pois essa é a nossa vitória.
                                                                                                       Amém!

Gostou? Envie o seu comentário