O Perdão a mais divina de todas as vitórias

A mais divina de todas as vitórias é o perdão – Mt. 6:9-15

 

          “Portanto, orem assim: Pai nosso, que estás no céu, que todos reconheçam que o teu nome é santo. Venha o teu Reino. Que a tua vontade seja feita aqui na terra como é feita no céu! Dá-nos o alimento que precisamos a cada dia. Perdoa as nossas ofensas como também nós perdoamos as pessoas que nos ofenderam. E não deixe que sejamos tentados, mas livra-nos do mal. Pois teu é o Reino, o poder e a glória, para sempre. Amém! – Porque, se vocês perdoarem as pessoas que ofenderem vocês, o Pai de vocês, que está no céu, também perdoará vocês. Mas, se não perdoarem essas pessoas, o Pai de vocês não perdoará as ofensas de vocês.”

 

 A mensagem central do cristianismo é o perdão como manifestação da graça de nosso DEUS Eterno. Conforme JESUS deixou para todos nós, quem não perdoa não é perdoado por DEUS.

 

 Perdoar muitas vezes é não desistir de quem já desistiu de nós. Perdoar é descansar a alma na graça de nosso DEUS Eterno. (Gn 50:15-21). Nenhuma outra história no (AT) ensina mais sobre o poder curador do perdão do que a de José filho de Jacó com Raquel. Em José vemos a trajetória de um homem que tinha tudo para se deixar destruir por um sentimento de amargura, de magoas e tristezas, mas ele fez a melhor escolha, a melhor opção. Em (Gn 37:04) ele é odiado pelos seus irmãos por ser o filho preferido do pai, em (Gn 37:24) os irmãos movidos pelo ódio e pela inveja resolvem jogá-lo em uma cisterna, com a intenção de matá-lo. Em (Gn 37:28) eles desistem de matar José e resolvem vendê-lo como escravo para uma caravana de ismaelitas. Em (Gn 39:01), Potifar compra José como escravo para servir em sua casa, em (Gn 39:06) José é promovido gerente da casa do comandante do exército. De escravo ele passa a ser livre, mordomo de tudo que pertencia a Potifar. Em (Gn 37:7-20) José é tentado, ele resiste e não cede á tentação do pecado, em (Gn37:09) a mulher de Potifar levanta uma calúnia contra José e Potifar o lança na prisão, para pagar por aquilo que ele não devia. Em (Gn 40:09-23) José interpreta o sonho do copeiro e do padeiro, mas de forma ingrata o copeiro se esqueceu de José. No capítulo 41, José é chamado para interpretar o sonho de Faraó e ao dar a interpretação e as instruções ele é promovido a Governador do Egito. Do Capítulo 42 ao 50 os irmãos de José vão parar em suas mãos, agora quem está no controle é ele, agora quem detém o poder é ele, porque ele é o Governador do Egito. Ele tinha duas opções: primeira opção matá-los ou deixá-los com vida, segunda opção perdoar-lhes ou vingar-se deles. Interessante que quando o pai deles morreu,os irmãos de José pensaram:" Quem dava proteção a nós era o nosso pai certamente José nos chamará para um acerto de contas e nos retribuirá todo mal que lhe fizemos". José ficou sabendo disso e simplesmente respondeu: descansem o coração pois vocês já foram perdoados vou cuidar de vocês e de seus filhos, no meu coração reina a graça do DEUS Eterno. José já havia perdoado a todos.

 

Sempre que paramos para refletir sobre perdão, algumas perguntas precisam ser respondidas, isso porque é impossível conviver sem praticar a arte do perdão. É fácil perdoar? Qual o limite para o perdão? Até onde devo perdoar? José tinha uma mente larga, pele grossa e um coração perdoador. Se você quiser construir uma história semelhante à de José, tenha: mente larga, pele grossa e um coração perdoador para dizer: EU TE PERDÔO! EU TE PERDÔO!

 

Philip Yancey em seu livro Maravilhosa graça disse: "O perdão é a única alternativa que pode deter o ciclo do ódio, da culpa e da dor." – “Ser cristão é perdoar o imperdoável nos outros, pois DEUS perdoou o imperdoável de nós”.                            

 

Perdoar é reconhecer que só DEUS tem o direito de julgar. – Perdoar é desativar o mecanismo de violência.  – Perdoar é reconhecer as próprias imperfeições, faltas e pecados. – Perdoar é ser grato a DEUS pelo perdão recebido. – Perdoar é oferecer amor quando não há motivos para amar. – Perdoar é semear misericórdia, é tomar decisão de abençoar. – Perdoar é chegar diante de quem nos feriu e dizer: Você não me deve mais nada. – Eu te perdoo.

 

O perdão é a virtude central do cristianismo. O perdão é a vitória de DEUS sobre o diabo, por isso na cruz JESUS disse: “Pai perdoa-os porque eles não sabem o que estão fazendo.” O perdão lava a alma, a partir do lava pés JESUS lavou os pés dos discípulos, lavou os de Pedro, os pés de Felipe, os de João , de Tiago , de André e de repente se vê diante dos pés de Judas. Mas eu sei que ele vai me trair, vai me golpear pelas costas, lavo ou não lavo? ELE se abaixa tira as sandálias dos pés de Judas, lava-os e os enxuga com a toalha, mas é Judas!!! E, você está pronto para lavar os pés dos Judas da sua casa?

Meu irmão, você está pronto para lavar os pés da pessoa que está querendo lhe prejudicar? JESUS não menosprezou os pés de Judas e quando Ele estava lavando os pés de Judas a mensagem para ele era essa: Você desistiu de mim, mas EU não desisto de você, se você se arrepender Judas Eu estou pronto para lhe perdoar. Quando eu perdoo estou dizendo, não ao orgulho e sim para o amor sacrificial. Perdão é uma semente, quem planta, um dia vai colher as maravilhas dessa semente, chamada perdão.   

 

          Como já sabemos que perdoar não é esquecer. Perdoar é ser curado emocionalmente. Perdoar é lembrar dos traumas do passado sem magoas, raiva, e remorso. Perdoar é trocar os sentimentos maus por sentimentos bons.

 

Você quer experimentar uma nova dimensão de vida? Você quer uma unção que você nunca teve? Quer ver áreas escuras da sua vida recebendo luz de DEUS? Quer começar a tomar posse de tudo que DEUS tem preparado para você e construir um futuro grandioso? Perdoe, perdoe, perdoe, perdoe…

 

Hoje, é o dia de sua vitória, basta apenas você praticar o ato do perdão.

 

                    Amém!

Gostou? Envie o seu comentário