Os cinco pilares da liderança produtiva

               “Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o Pai lhes conceda o que pedirem em meu nome.“ João 15.16

               Precisamos entender isto com toda verdade e realidade, o Senhor nosso DEUS só chamou e escolheu os melhores, Ele olhou para dentro de cada um de nós que aqui estamos e viu que éramos capazes, então não existe ninguém aqui incapaz. E fomos escolhidos para produzir, ou seja, ter uma liderança produtiva.

               O líder produtivo, é aquele que oferece e entrega resultados, é o indivíduo que gera ação em sua equipe, fazendo as coisas acontecerem. Você sabia que setenta e cinco por cento do dia de um líder produtivo ele passa preocupado em fazer o melhor e se especializando para ser o melhor e levar sua equipe a ser a melhor?

               Agora imagine o quanto deste tempo é perdido se o líder não tiver essa preocupação e procurar aprender mais para ser o melhor e fazer de sua equipe a melhor, para isso o lidere precisa saber:

               Para aperfeiçoar seu ministério e seu trabalho o líder precisa eliminar as falhas de comunicação entre ele e sua equipe, exercendo assim sua liderança com firmeza e foco, ou seja, ser o exemplo em tudo e em todas as situações.

               Estabelecer essa base, no entanto, não é tão fácil para a maioria dos lideres principalmente quando se trata da igreja e de ministério. Se antigamente para conquistar as pessoas bastava que o líder fosse carismático, mas hoje é necessário que ele seja capaz de convencer pelo exemplo.

               O Senhor nosso DEUS nos chamou e nos escolheu, e precisamos saber que recebemos do Senhor talentos, e os talentos devem ser negociados, essa é a razão do líder ser o exemplo, pois recebeu talentos para negociar visando o crescimento de sua equipe em todas as áreas e da igreja local, onde o mesmo exerce a sua liderança.

               Então aquele que conhece o seu talento, deve não somente praticar este talento, mais continuar estudando e exercitando este talento para liderar, obviamente, tem mais chances de se tornar um líder de sucesso, do que aquele que gosta de liderar e trabalhar em equipe, mas que infelizmente, demorou muito para perceber e desenvolver este talento.

               A comunicação de um líder com os membros de sua equipe se torna sofrível quando ele perde o foco em seus talentos, ou seja, aquelas qualidades que o levaram à liderança, para isto, vamos ver a importância dos cinco pilares de uma liderança produtiva, eficiente e de resultados.

               São os cinco Hs, mais importantes para uma liderança produtiva e eficiente em todos os sentidos, que são Habilidade, Honestidade, Honra, Humor e Humildade, essas são as características presentes na vida de lideres produtivos e de sucesso continuo.

Habilidade

               Habilidade é ‘ter a capacidade de fazer algo, estar apto para fazer aquilo que se propõe. Esta capacidade em exercer sua liderança aumentará sua autoridade. Isto é de fato muito importante para a liderança eficaz. Não existe nada pior que ser liderado por um incompetente, que não quer crescer e não tem habilidade para estar onde está.

               Precisamos entender essa realidade, pessoas incompetentes querem cargos, mas não estão preparadas para ter, e muitas vezes são precipitadas. Todo cargo quer na igreja ou qualquer outro lugar, requer da pessoa competência e disposição para fazer, a mesma deve estar qualificada, pois DEUS chama e escolhe os qualificados.

               A habilidade é de extrema importância, pois estamos vivendo a era da produtividade, e o que vale mesmo é apresentar resultados. Não tem como fugir dessa realidade, quem não dá produtividade vai ficar de fora. E a pergunta para cada um de nós como lideres na obra do Senhor é essa, como estamos usando a habilidade que o Senhor tem nos dado?

Honestidade

               A realidade da honestidade começa conosco mesmo, ou seja, devemos responder para nós mesmos, estamos preparados para exercer uma liderança, ou simplesmente queremos apenas, um cargo ou uma posição de lideres.

               Todos gostariam de mudar o mundo para melhor, para uma sociedade mais honesta. Mas, muitas vezes deixamos de ser honestos com a gente mesmo, deixando que valores morais já estabelecidos sejam corrompidos por costumes e manias prejudiciais. Seja honesto consigo mesmo antes de o ser com outros.

               Depois você começa a mudar seu departamento, e seu grupo e assim por diante. Como líder, você deve ser honesto e também em outro campo: no relacionamento com sua equipe, principalmente na hora de formar a sua equipe. Tenha consigo pessoas que sejam honestas e tenham aliança de fidelidade, com as autoridades e também consigo.

               Outra forma de manifestar a honestidade é agir com franqueza ao dar feedback. A grande dificuldade de alguns líderes, é que por medo de ofender ou por achar que o outro não é capaz de entender, deixa de dar uma resposta honesta, que pode gerar no outro a excelência esperada.

               É necessário saber. se você for habilidoso sem ser honesto você é um manipulador. Se é mais sincero do que habilidoso, você será um líder ingênuo, ou seja, existe uma grande chance de seu pessoal o fazer de bobo e usá-lo para fazer o que eles não tem coragem. E se você não for honesto, nem habilidoso, você está brincando de ser líder e, portanto, é um amador. Entender essa relação direta e proporcional  entre honestidade e habilidade é fundamental para definir seu estilo de liderança.

Humor

               Humor significa o estado emocional da pessoa. Quando se diz que uma pessoa sofre de transtorno bipolar do humor, quer dizer que seu estado emocional oscila entre dois pólos, indo da euforia à depressão. Muitos líderes por darem passos maiores que as pernas acabam se prejudicando desenvolvendo uma espécie de liderança bipolar. Ora estão bem emocionalmente, ora estão tão frustrados, que causam transtornos em sua liderança.

               Por outro lado, líderes emocionalmente estáveis sabem que colaboradores felizes desempenham melhor as tarefas que lhes foram entregues e promovem o bom humor diante dos demais da equipe. São os primeiros a manterem um clima descontraído e divertido, porém respeitoso e sem distrações. O bom humor é contagiante e gera no outro o sentimento de que mesmo diante das lutas e das dificuldades os resultados serão eficientes e deixar os outros à vontade perto de si faz com que eles percebam que você é um líder acessível.

               O segredo para ser bem-humorado é ter equilíbrio. Seja sério apenas quando a seriedade necessária. Um líder que consegue equilibrar os momentos de seriedade com os de bom-humor, será querido pelos outros e tem mais chances de liderar com maior eficácia.

Honra

               Honra é o sentimento de que você é importante para um determinado grupo. É a sensação de dignidade. Honrado é o julgamento que determina o caráter de uma pessoa exatamente: se ou não a pessoa reflete honestidade, respeito, integridade ou competência.

               Honra é a nobreza da alma, é reconhecer o valor das pessoas e autoridades que estão acima de nós, é saber que as autoridades são o direcionamento de nossa liderança. Esse tipo de honra decorre da percepção dos outros da conduta virtuosa e integridade

               Sendo assim, o líder pode ser moralmente questionável e ainda assim ser digno de honra em função do cargo que ocupa. No entanto, perdemos a honra quando nossas ações corrompem nossa reputação e saímos dos padrões divinos.

               Resumindo: como exigir controle, se você mesmo comete abusos? Como exigir da equipe cumprir horário, se você não cumpre prazos? Lembre-se: Liderar pelo exemplo é mais importante do que simplesmente falar o que deve ser feito. Como líder você deve ser o exemplo. Não dá para desvincular a liderança da pessoa. Quando quem manda perde a honra, quem obedece perde o respeito. Pense nisso!                  

Humildade

               Precisamos entender que ser humilde é ser equilibrado. É não se impor sobre os outros. Humildade vem do latim hummus, que significa filhos da terra. Está é a definição daqueles que não tentam se projetar sobre as outras pessoas, nem se mostrar superior a elas. Talvez você esteja se perguntando: “Como é que eu vou liderar as pessoas se elas acharem que não sou superior a elas? Como líder as pessoas tem que saber que eu estou acima delas! Mais também ao lado delas e com elas.

               A humildade tem ainda outro lado: a condescendência, ou seja, a habilidade de descer ao nível do outro. Condescender é a base para valorizar as pessoas e reconhecer que nenhum cargo é insubstituível, mas as pessoas sim! É bem melhor ser um líder de verdade, do que ocupar uma posição de liderança.

O melhor exemplo de humildade que podemos citar é o de JESUS CRISTO. Ele, como líder lavou os pés dos apóstolos.

Aprenda a ser líder

               Cada uma das cinco qualidades do líder, que vimos, é como um pilar que sustenta os grandes líderes. Se sua motivação para liderar for correta não será difícil para você desenvolvê-las. Se você é um líder pergunte para si mesmo: Tenho sido um líder produtivo e eficiente? Existe frutos saudáveis em minha liderança?  Se você ainda não é líder, pergunte-se: “Por que eu quero ser líder?”, “O que pretendo fazer quando for líder?” Sua resposta sincera a estas perguntas revelará sua motivação para liderar.

               Seja um líder eficiente e produtivo, para isto os Senhor nosso DEUS lhe chamou e lhe escolheu, e o Senhor através do Espírito Santo tem lhe dado capacidade para fazer a diferença, então faça não espere para fazer, cumpra o ministério que lhe foi dado por DEUS em CRISTO JESUS, como deve ser feito somente por você e mais ninguém.

                                                                                                       Amém! 

Rev. Juventino Silvestre

SB – Reunião de Liderança 18/06/18

 

Gostou? Envie o seu comentário